Secom da Prefeitura de Ilhéus vai trocar de comando mais uma vez
A poucos meses de enfrentar uma campanha pela reeleição, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, vai mexer de novo na secretaria municipal de Comunicação. O publicitário Airton de Carvalho já não frequenta mais a rotina da pasta. Muito provavelmente - quase certo - é de que, quem nos últimos dias dá as cartas informalmente, deva assumir a titularidade da Secom: o atual Superintendente de Relações Institucionais do governo, Mauro Alves.
Pessoa da inteira confiança da ex-deputada Ângela Sousa, mãe do prefeito, Mauro sentará na cadeira, mas deverá desempenhar, na prática, um papel de coadjuvante na secretaria. Sai Airton, mas continua mandando uma pessoa da relação familiar do prefeito, que de há muito dita as ordens, mas prefere não aparecer quando o assunto é a relação com os veículos e os profissionais. Este familiar sempre comandou as estratégias das campanhas vitoriosas da ex-deputada.
A Secom de Ilhéus cumpre o destino de todas as Secoms dos governos que não têm a capacidade de fazer uma autocrítica sobre o que a cidade reverbera sobre suas ações. Quando isso acontece, geralmente o raciocínio dos comandantes é raso: se o governo vai bem, os méritos são do prefeito. Se vai mal, a culpa é da comunicação. Aqui, ao que tudo indica, a culpa pelos erros é da Secom.
Esta, portanto, será a quarta mudança na pasta efetuada pela atual gestão. É a secretaria que mais secretário sentou na cadeira. Primeiro, foi o empresário e radialista Alcides Kruschewsky. Ele foi substituído pelo publicitário Hélio Ricardo. Depois foi a vez de Airton de Carvalho e, agora, parece ser a vez de Mauro Alves. Pelo menos, no decreto.
Mauro já foi indicação da então deputada Ângfela Sousa para o cargo de coordenador de Organização e Atendimento da Rede Escolar, da Direc, em Ilhéus. Depois chegou a assumir o comando regional do órgão, novamente indicado por ela. Na Prefeitura, Mauro já passou por três setores. Foi chefe de Gabinete, secretário municipal de Governo e ainda comanda a superintendência de Relações Institucionais.
A crise na Comunicação Instiutucional é grande na Prefeitura de Ilhéus. Esta semana, profissionais importantes e experientes da pasta foram dispensados (a exoneração sairá nas próximas horas), o que leva a crer que a intenção do prefeito é renovar boa parte da equipe, visando atender o que lhe resta da atual gestão e o planejamento da próxima campanha eleitoral.
O nome predileto para substituir Airton não era Mauro. Continuou sendo o do jornalista Ed Camargo, atual secretário de Comunicação de Itacaré, lembrado nas oportunidades anteriores. Mas este, mais uma vez, declinou do convite e decidiu continuar onde estava.
O dilema com a Comuinicação de Ilhéus é tão evidente que, hoje, o destino reserva a cadeira de "mandatário" para Mauro Alves. Mas... amanhã, é outro dia. E um novo nome poderá aparecer como num passe de mágica na lista dos possíveis contemplados com a indicação.
É aguardar para ver que é o próximo.